domingo, 26 de julho de 2009

Peixe e pão

Uma das passagens mais intrigantes da Biblia, na minha opiniao é o Capítulo 21 de Joao.

Ali Jesus aparece outra vez aos discipulos depois da ressurreicao.

Eles estao no barco, pescando e percebem Jesus na praia. Vao correndo encontra-lo e ao chegar a praia:


João 21:9
Logo que desceram para terra, viram ali brasas, e um peixe posto em cima, e pão.
João 21:13
Chegou, pois, Jesus, e tomou o pão, e deu-lhes e, semelhantemente o peixe.

Neste capitulo um monte de coisas importantes acontecem e estes versiculos ficam como que soltos, desconexos da grande e iminente mensagem que Jesus tem para dar aos discipulos.

Pedro se esforcando e puxando a rede sozinho com 153 grandes peixes é quase uma confissao de arrependimento (Pedro sem palavras esta dizendo a Jesus: eu estou disposto a tudo a me esforcar ao maximo para demonstrar o meu arrependimento por ter te negado).

Mas Jesus quer ouvir Pedro e lhe pergunta se ele O ama. Pedro diz a Jesus tres vezes que o ama (com o amor Filos e nao com o amor Ágape que Jesus perguntava).

Ele manda Pedro pastorear sua Igreja por amor.

Enfim Ele está se revelando depois da Ressurreicao (foram poucas aparicoes). Por que Joao nao fala mais de teologia e fica falando de quantos peixes Pedro arrastou para a praia e de Jesus lhes ter preparado um churrasquinho de peixe e pao na praia?

A interpretacao é pessoal, mas para mim é como se Jesus estivesse me dizendo:

1. Nao precisa se preocupar em arrastar os peixes, eu mesmo vou providenciar.
2. Eu me preocupo com voce, nada vai te faltar.
3. Acima dos grandes planos para alcancar o mundo existem pessoas que tem necessidades e as pessoas precisam de cuidados. Jesus cuida de nós.

E sendo eu santista, gosto de um Deus que faz uma "sardinhada" na praia para os seus amigos.
Ele me atrai, por sua simplicidade, por seu amor gratuito, por ter-me buscado e me pescado e me separado para Ele mesmo.

Nenhum comentário: