quarta-feira, 11 de junho de 2008

Pureza de Motivações

Jacó fugiu para o campo de Arã, e Israel serviu por uma mulher, sim, por uma mulher guardou o gado. Os 12:12

A Igreja do Brasil cresce. Eu deveria estar muito contente e estou mas isso não me cerra os olhos para deixar de ver muitos deslizes cometidos aqui e acolá.

Macunaíma foi retratado como o herói brasileiro, o herói sem nenhum caráter.

Temo que essa característica nacional esteja contaminando ou já tenha contaminado há muito nossas igrejas.

Me lembro de 25 anos atrás, quando minha esposa tomava conta da Banca da Bíblia do Desafio Jovem, um senhor se aproximou. Falava mal, parecia pouco instruído, era carrancudo, maldizente, destoando das pessoas que frequentavam normalmente aquele lugar. Pela sua conversação pude observar que ele não expressava muito dos frutos do Espírito, em outras palavras, era bem carnal.

Soube que era faxineiro num prédio ao lado. Andava sempre bravo, furioso. Um dia nos disse: "Não vejo a hora de sair daquela igreja para abrir também a minha"

No Brasil, há alguns anos, comprava-se linhas telefônicas. Podia-se pagar três mil dólares, as vezes mais, por um telefone. Deixava-se telefone de herança, fazia-se declaração de imposto de renda e declarava-se a linha telefônica como um bem.

Hoje isso perdeu o sentido, é fácil ter um telefone.

Mas certas igrejas no Brasil são tratadas também como propriedade particular. Não sei se são declaradas no Imposto de Renda, mas que passam para os herdeiros, isso passam.

também, movidos pela ganância, e com palavras fingidas, eles farão de vós negócio; a condenação dos quais já de largo tempo não tarda e a sua destruição não dormita. (2Pe 2:3)

Na realidade o Brasil inaugurou a era do franchising na Igreja. Sim, há Igrejas que são quase como franquias, McDonalds espirituais, em que você recebe fast food padronizado, saboroso (o sabor nem varia, em todo o lugar até o tom de voz dos pregadores é o mesmo), nutritivo para os famintos, mas pouco saudável a longo prazo.

Porque se faz isso?

Nós, todos os crentes, passaremos pelo Tribunal de Cristo. Jesus vai olhar para nós. Eu temo e tremo.

Porque é necessário que todos nós sejamos manifestos diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba o que fez por meio do corpo, segundo o que praticou, o bem ou o mal. (2Co 5:10)

Ou você acha que vai ter jeitinho.
Quando leio que Jacó guardou o rebanho por uma mulher, questiono minhas próprias motivações. Porque faço o que faço? Cuido dos meus interesses ou dos de Cristo?
Faço-o por obediência, consciência do chamado ou torpe ganância?

Felizmente, penso estar obedecendo ao Senhor. Mas não me dou por justificado.

Todavia, a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós, ou por qualquer tribunal humano; nem eu tampouco a mim mesmo me julgo. Porque, embora em nada me sinta culpado, nem por isso sou justificado; pois quem me julga é o Senhor. (1Co 4:3-4)

Somos chamados não só a pastorear o rebanho de Deus, mas a fazê-lo com motivações corretas
Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, não por força, mas espontaneamente segundo a vontade de Deus; nem por torpe ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores sobre os que vos foram confiados, mas servindo de exemplo ao rebanho. E, quando se manifestar o sumo Pastor, recebereis a imarcescível coroa da glória. (1Pe 5:2-4)

Deus nos ajude a sermos encontrados fiéis, naquele dia.

Nenhum comentário: