quarta-feira, 11 de junho de 2008

Ministério e Novo Casamento

Hoje fui a uma Igreja muito boa.

Abençoadíssima. Muitos jovens entregando a vida a Cristo.

Gente fervorosa, comprometida.

Pregação profunda, Palavra mesmo e não esquemas de manipulação de massas.

Conversa vai, conversa vem - sobre a obra de Deus, o ensino de Deus sobre casamento, aliança, etc - a esposa do Pastor nos diz era separada quando se converteu.

Eu podia ficar calado sobre este assunto - nem sou membro desta igreja.

Mas vou falar, ou melhor escrever.

Fui convidado para pregar numa celebração de 60 anos de casamento. Não vou poder ir - já tinha outro compromisso agendado.

Mas sinto pena por não ir. Sinto a dor de não encontrar mais exemplos como este.

Também sinto pelo jovem Pastor e sua jovem esposa, que mencionei - já era separada antes de se converter.

Sinto a sua dor.

Mas ou a Bíblia é Palavra de Deus ou é uma mera palavra.

Podemos achar que algumas coisas são culturais, mudaram com o tempo, mas creio que isto não se aplica a questão do casamento.

O que me dificulta o entendimento é que estas pessoas parecem ser as mais produtivas no Reino de Deus.

Talvez seja por virem com o coração tão quebrantadas pela graça e perdão encontrados na cruz. A quem muito foi perdoado muito amará.

As vezes as pessoas "mais normais", mais certinhas, da classe média, boas pagadoras de impostos, tão cheias de justiça própria, não avaliem corretamente o tamanho da dívida paga por Jesus.

Talvez por isso não o amem tanto. Talvez por isso não se arrisquem tanto por esse Jesus que por nós morreu,

Mas pessoas como estas, como Jim Stiers (ex-diretor da Jocum - autor do livro "Além das Possibilidades" - um grande homem de Deus), também divorciado e casado uma segunda vez, fazem uma grande diferença no Reino de Deus.

Graças a Deus por pessoas assim.

Mas deixemos a Palavra de Deus ser a Palavra de Deus:

É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, temperante, sóbrio, ordeiro, hospitaleiro, apto para ensinar; 1 Tm 3:2

Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas. 1 Tm 3:12

alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, tendo filhos crentes que não sejam acusados de dissolução, nem sejam desobedientes. Tt 1:6

É melhor obedecer que sacrificar.

Samuel, porém, disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à voz do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, do que a gordura de carneiros 1 Samuel 15:22

Deste modo devemos dar sempre oportunidade destes queridos irmãos servirem ao Senhor com seus talentos mas não colocá-los em posição de destaque no ministério.

O mesmo princípio vale para os neófitos. Não se deve consagrá-los ao santo ministério da Palavra.

Em ambos os casos a quebra destes princípios significa sacrificar o crescimento sadio da Igreja.

Este tipo de ensino tem sido cada vez mais rejeitado. Não é um ensino popular. E por isso muitos púlpitos estão fechados a esta palavra.

Desejamos agradar ao Senhor e não aos homens.

Quem vos ouve, a mim me ouve; e quem vos rejeita, a mim me rejeita; e quem a mim me rejeita, rejeita aquele que me enviou. Lc 10:16

Nenhum comentário: